O adeus às armas!
Encontra-se actualmente no porto de Leixões, onde deverá permanecer até ao próximo dia 13 do corrente, a permeio de uma missão de fiscalização dos espaços marítimos sob jurisdição nacional e salvaguarda da vida humana no mar. Seria uma escala perfeitamente normal, como aconteceu tantas outras vezes, não fosse o caso de Leixões ter sido escolhido como o último porto que o navio visita antes de seguir para desarmamento, a que se seguirá o abate ao efectivo dos navios da Armada.
Lançada à água nos estaleiros alemães da Blohm & Voss, em Hamburgo, a 2 de Maio de 1969, foi o primeiro navio duma série de 6 corvetas construídas sob um projecto original do Engº Naval Rogério d’Oliveira. Foi aumentada ao efectivo da Marinha em 7 de Março de 1970, seguindo para operar nas ex-colónias portuguesas em África, até 1975, ano em que regressa definitivamente ao continente.
O início do desarmamento está previsto para o próximo dia 31 de Agosto, completando 44 anos, 5 meses e 24 dias de um quase permanente serviço operacional, desempenhando um incontável número de missões, nomeadamente de busca e salvamento, vigilância, fiscalização das águas territoriais e ZEE, tendo ainda participado em exercícios nacionais e viagens de instrução.
Sem comentários:
Enviar um comentário