O naufrágio do vapor "Oldenburg" (I)
Naufrágio de um vapor
Os srs. Hermann Burmester & Cª. agentes no Porto da Companhia Oldenburg-Portugiesische Dampfschiffs-Rederei, GmbH., receberam um telegrama participando-lhes que o vapor “Oldenburg” se afundara ante-ontem (11.11.1898), no rio Guadiana, quando, vindo de Pomarão, com carga de pirites, descia aquele rio para sair ao mar em direcção ao rio Douro. O sinistro foi motivado a ter aquele barco caído na proa do vapor ingles “Cairnross”.
Foto do vapor “Oldenburg”, de autor desconhecido
Colecção O.P.D.R. - R. Schmelzkopf
Identificação do vapor “Oldenburg” (I)
Colecção O.P.D.R. - R. Schmelzkopf
Identificação do vapor “Oldenburg” (I)
Armador: C.F.A. Schultze, Brake, Alemanha, 1881-1898
Operador: O.P.D.R., Oldenburg, Alemanha, 1882-1898
Construtor: F. Schichau, Elbing, Alemanha, 24.04.1881
Arqueação: Tab 618,00 tons - Tal 463,00 tons
Dimensões: Pp 54,85 mts - Boca 7,50 mts - Pontal 4,47 mts
Propulsão: Do construtor - 1 motor compósito - 8,5 m/h
Operador: O.P.D.R., Oldenburg, Alemanha, 1882-1898
Construtor: F. Schichau, Elbing, Alemanha, 24.04.1881
Arqueação: Tab 618,00 tons - Tal 463,00 tons
Dimensões: Pp 54,85 mts - Boca 7,50 mts - Pontal 4,47 mts
Propulsão: Do construtor - 1 motor compósito - 8,5 m/h
O “Oldenburg”, propriedade daquela Companhia, fôra construído em Elbing, no ano de 1881, sendo, portanto, dos mais antigos que demandam o rio Douro, tendo feito 173 viagens entre a Alemanha e Portugal.
(In jornal “Comércio do Porto”, Domingo, 13 Novembro 1898)
(In jornal “Comércio do Porto”, Domingo, 13 Novembro 1898)
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