terça-feira, 3 de dezembro de 2013

História trágico-marítima (XCVIII)


Dois vapores encalhados na barra do rio Douro, no mesmo dia.
Afinal parece que um deles encalhou mesmo, mas o outro não!

Vapor encalhado
Ontem (21.04.1883), à 1 hora da tarde, o vapor francês “Constantin”, no momento em que entrava a barra do rio Douro, ficou encalhado na barra. Acudiram imediatamente os rebocadores “Veloz” e “Victoria”, mas não foi necessário o seu auxílio, em consequência do vapor ter conseguido safar com a maré cheia. O “Constantin” fundeou em seguida em frente da pedra denominada «Felgueiras» e pela 1 hora e vinte minutos entrou a barra sem novidade.
(In jornal “Comércio do Porto”, Domingo, 22 de Abril de 1883)

Publicidade alusiva à escala do vapor em Março de 1882

Identificação do navio
Vapor francês “Constantin”
Armador: Comp. Havraise Péninsulaire, Le Havre, 1872-1910
Construtor: Scotts Shipbuilding & Eng. Co., Pallion, 08.1870
ex “Haco”, Cie. Franco-Russe, Le Havre, França, 1870-1872
Arqueação: Tab 528,00 tons
Dimensões: Pp 59,50 mts - Boca 7,10 mts
Propulsão: 1 motor compósito
Esteve vapor naufragou em resultado da colisão com o vapor “Aurore”, ao largo do cabo Sigli, em 9 de Novembro de 1910, quando em viagem de Algiers para Bougie, carregado com mercadoria diversa.

Muito interessante.
A notícia do jornal diz que o navio encalhou...
O capitão diz que não!

Comunicado do capitão do navio, que se explica por si!...

O vapor “Constantin” entrou a barra do rio Douro no dia 21 de Abril, procedente do Havre, em 5 dias de viagem, sob o comando do capitão Legoaziou, com mercadoria diversa, consignada ao agente António Maria de Magalhães Júnior. Saiu do porto com destino a Lisboa no dia 24.

Vapor encalhado
Pouco depois (do suposto encalhe do vapor "Constantin"), às 2 horas e meia da tarde, o vapor inglês “City of Cork”, que ia a sair a barra, encalhou num banco de areia, próximo da restinga do Cabedelo, correndo algum perigo. Graças, porém, aos esforços dos tripulantes e à boa direcção das manobras, o vapor safou vinte minutos depois e seguiu em derrota do porto de destino.
(In jornal “Comércio do Porto”, Domingo, 22 de Abril de 1883)

Publicidade alusiva à escala do vapor em Abril de 1883

Identificação do navio
Vapor inglês “City of Cork”
Armador: Ellerman Lines Ltd., Dublin, 1883-1906
Construtor: Oswald Shipbuilding Co., Pallion, 09.1870
ex “Marquis of Lorne”, Palgrave, Murphy & Co., 1870-1883
Arqueação: Tab 1.052,00 tons
Dimensões: Pp 70,00 mts - Boca 9,10 mts
Propulsão: 1 máquina a vapor
Vendido para demolição em 1906

O vapor “City of Cork” saiu a barra do rio Douro do dia 21, com destino a Londres, sob o comando do capitão Jeffares, com um carregamento de vinho, fruta e gado.

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