Dois vapores encalhados na barra do rio Douro, no mesmo dia.
Afinal parece que um deles encalhou mesmo, mas o outro não!
Vapor encalhado
Ontem (21.04.1883), à 1 hora da tarde, o vapor francês “Constantin”, no momento em que entrava a barra do rio Douro, ficou encalhado na barra. Acudiram imediatamente os rebocadores “Veloz” e “Victoria”, mas não foi necessário o seu auxílio, em consequência do vapor ter conseguido safar com a maré cheia. O “Constantin” fundeou em seguida em frente da pedra denominada «Felgueiras» e pela 1 hora e vinte minutos entrou a barra sem novidade.
(In jornal “Comércio do Porto”, Domingo, 22 de Abril de 1883)
(In jornal “Comércio do Porto”, Domingo, 22 de Abril de 1883)
Publicidade alusiva à escala do vapor em Março de 1882
Identificação do navio
Identificação do navio
Vapor francês “Constantin”
Armador: Comp. Havraise Péninsulaire, Le Havre, 1872-1910
Construtor: Scotts Shipbuilding & Eng. Co., Pallion, 08.1870
ex “Haco”, Cie. Franco-Russe, Le Havre, França, 1870-1872
Arqueação: Tab 528,00 tons
Dimensões: Pp 59,50 mts - Boca 7,10 mts
Propulsão: 1 motor compósito
Esteve vapor naufragou em resultado da colisão com o vapor “Aurore”, ao largo do cabo Sigli, em 9 de Novembro de 1910, quando em viagem de Algiers para Bougie, carregado com mercadoria diversa.
Armador: Comp. Havraise Péninsulaire, Le Havre, 1872-1910
Construtor: Scotts Shipbuilding & Eng. Co., Pallion, 08.1870
ex “Haco”, Cie. Franco-Russe, Le Havre, França, 1870-1872
Arqueação: Tab 528,00 tons
Dimensões: Pp 59,50 mts - Boca 7,10 mts
Propulsão: 1 motor compósito
Esteve vapor naufragou em resultado da colisão com o vapor “Aurore”, ao largo do cabo Sigli, em 9 de Novembro de 1910, quando em viagem de Algiers para Bougie, carregado com mercadoria diversa.
Muito interessante.
A notícia do jornal diz que o navio encalhou...
O capitão diz que não!
A notícia do jornal diz que o navio encalhou...
O capitão diz que não!
Comunicado do capitão do navio, que se explica por si!...
O vapor “Constantin” entrou a barra do rio Douro no dia 21 de Abril, procedente do Havre, em 5 dias de viagem, sob o comando do capitão Legoaziou, com mercadoria diversa, consignada ao agente António Maria de Magalhães Júnior. Saiu do porto com destino a Lisboa no dia 24.
Vapor encalhado
Vapor encalhado
Pouco depois (do suposto encalhe do vapor "Constantin"), às 2 horas e meia da tarde, o vapor inglês “City of Cork”, que ia a sair a barra, encalhou num banco de areia, próximo da restinga do Cabedelo, correndo algum perigo. Graças, porém, aos esforços dos tripulantes e à boa direcção das manobras, o vapor safou vinte minutos depois e seguiu em derrota do porto de destino.
(In jornal “Comércio do Porto”, Domingo, 22 de Abril de 1883)
(In jornal “Comércio do Porto”, Domingo, 22 de Abril de 1883)
Publicidade alusiva à escala do vapor em Abril de 1883
Identificação do navio
Vapor inglês “City of Cork”
Armador: Ellerman Lines Ltd., Dublin, 1883-1906
Construtor: Oswald Shipbuilding Co., Pallion, 09.1870
ex “Marquis of Lorne”, Palgrave, Murphy & Co., 1870-1883
Arqueação: Tab 1.052,00 tons
Dimensões: Pp 70,00 mts - Boca 9,10 mts
Propulsão: 1 máquina a vapor
Vendido para demolição em 1906
O vapor “City of Cork” saiu a barra do rio Douro do dia 21, com destino a Londres, sob o comando do capitão Jeffares, com um carregamento de vinho, fruta e gado.
Armador: Ellerman Lines Ltd., Dublin, 1883-1906
Construtor: Oswald Shipbuilding Co., Pallion, 09.1870
ex “Marquis of Lorne”, Palgrave, Murphy & Co., 1870-1883
Arqueação: Tab 1.052,00 tons
Dimensões: Pp 70,00 mts - Boca 9,10 mts
Propulsão: 1 máquina a vapor
Vendido para demolição em 1906
O vapor “City of Cork” saiu a barra do rio Douro do dia 21, com destino a Londres, sob o comando do capitão Jeffares, com um carregamento de vinho, fruta e gado.
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