tag:blogger.com,1999:blog-7323465603082661632.post7908965578127964339..comments2024-01-02T13:22:36.421-08:00Comments on navios e navegadores: Grito de alerta...reimarhttp://www.blogger.com/profile/00373447500328228612noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-7323465603082661632.post-12895549094444244702008-03-06T15:10:00.000-08:002008-03-06T15:10:00.000-08:00ReimarAtura-me um pedaço!È verdade essa é segundo ...Reimar<BR/>Atura-me um pedaço!<BR/>È verdade essa é segundo parece a única embarcação construída nos estaleiros dos Mónicas da Gafanha da Nazaré e recordo-me muito bem da chegada ao cais dos pilotos na Cantareira (Foz do Douro) vinda de Aveiro e por pouco não tinha um percalço no mar, felizmente o tanque de combustível ficou vazio após as manobras de atracação. Muitas vezes andei ao leme daquela e das outras lanchas, particularmente da P9, É que o cabo de pilotos, o meu pai, piloto, e um meu tio (mestre) ensinavam-me a atracar a lancha aos navios. A P9 depois foi denominada Foz do Douro,a qual fora construída em 1947 em Vila do Conde mas encomendada aos Estaleiros do Ouro (Gomes), rio Douro, a qual está no fundo do mar de Leixões desde há alguns (o meu livro A Barra da Morte faz referencia à sua história) e de todas elas era a de melhor manobra para atracar aos navios e para se fazer ao mar da barra do Douro. Na P10, hoje denominada Longas, na década de 60 vi-me e desejei-me para desembarcar do Empire Ship polaco Huta Florian, 140m, em lastro, ao largo de Leixões, depois do vapor andar quase a dar à costa com o noroeste bravo que se formou, só sei que dependurado na escada de quebra-costas, tão depressa via a lancha lá em baixo como lá em cima e com o balanço ia de encontro ao costado do navio, só não conseguía era apanhar as enxárcias ou pousar os pés no convés da lancha e tudo isto para evitar que seguisse para Safi. O doente que desembarcou já estava no hospital e eu a ver que lhe ia fazer companhia. Tive alguns casos do género. No Museu de Ilhavo está lá uma lancha dos Pilotos de Lisboa. Parece-me que a P9 quando fosse para o laid-up era para ser preservada. Só que foi para o fundo como a P4 e a P5 e por lá ficaram.<BR/>Deixa lá para outra vez o comentário será mais curto. <BR/>Mais abraços <BR/>Rui AmaroRui Amarohttps://www.blogger.com/profile/10773818608237113341noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7323465603082661632.post-31463082852105098932008-03-06T13:22:00.000-08:002008-03-06T13:22:00.000-08:00Excelente blog, muitos parabéns!Cumptos,Excelente blog, muitos parabéns!<BR/><BR/>Cumptos,ncmhttps://www.blogger.com/profile/15982892822474293517noreply@blogger.com