tag:blogger.com,1999:blog-7323465603082661632.post747318337400878003..comments2024-01-02T13:22:36.421-08:00Comments on navios e navegadores: Pesca do bacalhau - Figueira da Foz - 1931-1940reimarhttp://www.blogger.com/profile/00373447500328228612noreply@blogger.comBlogger10125tag:blogger.com,1999:blog-7323465603082661632.post-89170878113859113902020-08-14T02:24:58.750-07:002020-08-14T02:24:58.750-07:00Belíssimo trabalho.
Obrigado.Belíssimo trabalho.<br />Obrigado.rebelohttps://www.blogger.com/profile/11098778620215808555noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7323465603082661632.post-76022829377323371552017-03-26T17:18:07.784-07:002017-03-26T17:18:07.784-07:00Relativamente ao comentário do sr. Joel Inácio, qu...Relativamente ao comentário do sr. Joel Inácio, que agradeço, quero informá-lo que faço parte do Grupo de Amigos do Museu de Ílhavo, que visito com alguma regularidade. Quero igualmente dizer-lhe ter conhecimento da documentação existente no Museu - Ciemar, cuja origem remonta ao ano de 1936, data da criação do Grémio.<br />Porém, caso não tenha reparado, tenho vindo a escrever sobre a frota bacalhoeira desde 1900, o<br />que significa estar à divulgar informações que antecedem em 34 anos a criação do citado Grémio.<br />Cumprimentos,<br />Reinaldo Delgado<br />reimarhttps://www.blogger.com/profile/00373447500328228612noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7323465603082661632.post-32214654556698631582017-03-18T09:05:39.712-07:002017-03-18T09:05:39.712-07:00Depois de ler este seu apontamento senti a necessi...Depois de ler este seu apontamento senti a necessidade de informar: Toda a documentação onde consta as fichas dos navios bacalhoeiros, assim como respectivas tripulações matriculadas foram enviadas via comissão liquidatária CRCB e Grémio N.P. Bacalhau, para o Museu Marítimo de Ílhavo e Aquários dos Bacalhaus Assim, actualmente, este Museu tem o espolio histórico/documental da pesca do bacalhau, que fora pretensa do Grémio do Bacalhau.<br /> Joel Ináciohttps://www.blogger.com/profile/14601693552290226951noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7323465603082661632.post-84743312227488687042014-05-17T13:24:58.456-07:002014-05-17T13:24:58.456-07:00Sr Armando Santos,
Estou-lhe muito grato pelo seu ...Sr Armando Santos,<br />Estou-lhe muito grato pelo seu comentário.<br />Em primeiro lugar, como por certo entenderá, tentei dar a conhecer os navios que compunham a frota de bacalhoeiros, desde 1900,<br />localizada em alguns portos, porque essa informação não estava disponível.<br />Entretanto fui referindo alguns navios da frota do Porto, mas não fiz ainda um estudo em pormenor, que aguarda melhor oportunidade.<br />Do mesmo modo, um outro estudo sobre os navios de Aveiro já está praticamente terminado, mas não existe da minha parte intenção de publicá-lo no blog.<br />Porque não fiz nenhuma consulta às fichas do Grémio, haverá detalhes que terão escapado nesta primeira relação.<br />Para uma futura correção sobre os elementos publicados anteriormente fico a aguardar o seu contacto, via email, para eventualmente justificar a procura nos registos do Lloyd's e do Bureau Veritas dessa época, que existem, ou outros, para aclarar o histórico do navio, como pretende.<br />Muitos cumprimentos,<br />Reinaldo Delgado<br />reimarhttps://www.blogger.com/profile/00373447500328228612noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7323465603082661632.post-72123430453529165212014-05-16T16:15:07.583-07:002014-05-16T16:15:07.583-07:00SOLSTREIF/ PESCADOR/ JOÃO MIGUEL/ TORRADO
Que gran...SOLSTREIF/ PESCADOR/ JOÃO MIGUEL/ TORRADO<br />Que grande confusão!!!<br />Consultando as fichas do Grémio dos Armadores de Navios da Pesca do Bacalhau (registo de matrículas entre 1936 e 1960) disponíveis no site do Museu marítimo de Ílhavo constata-se que:<br />- O navio “Pescador” aparece como tendo exercido em 1938 e 1939. <br />- Em duas exceções constam matrículas relativas a 1936 e 1937. Engano? <br /><br />-O navio “João Miguel” consta apenas em 1936 e 1937.<br />Não podendo atribuir certezas, contrastando com documentação que deveria ser fiável, como por exemplo os registos da Lloyds, diria que a escala cronológica que se poderia atribuir a este navio poderia ser escalonada deste modo;<br /><br /> SOLSTREIF 1894/1905 O. A. T. Skjelbred Christiansand, S.<br /> PESCADOR 1906/1933 Sociedade Figueirense de Pesca, Lda. (A. Santiago) Figueira da Foz<br /> JOÃO MIGUEL 1934/1937 Sociedade Além-Mar, Lda. Lisboa <br /> PESCADOR 1938/1939 Empresa Figueirense de Pesca, Lda. Figueira da Foz<br /> TORRADO 1940/ (1945) ?? Parceria de Navios “A. Frete, Lda.” Lisboa<br /><br />Será que alguém poderá atestar ou contestar a lista com fundamento válido e documentado? Fica á atenção dos entusiastas dos nossos veleiros bacalhoeiros. <br />Um grande bacalhau para todos.<br />Att.<br />Armando SantosArmando Santoshttps://www.blogger.com/profile/12060137051282489404noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7323465603082661632.post-60607722688733798812014-01-17T13:44:06.363-08:002014-01-17T13:44:06.363-08:00Ola, chamo-me Diana e vivo nos Estados Unidos. A m...Ola, chamo-me Diana e vivo nos Estados Unidos. A muito tempo que andava a pensar fazer uma pesquisa genealogica sobre a minha familia. Finalmente esta semana decidi-me a comecar o trabalho. Queria saber mais informacao sobre o meu bis-avo que e natural da Cova-Gala, Figueira Da Foz, e pensei pesquisar o nome dele e a cidade na google. Nunca pensando que ia encontrar nada. Imagine a minha surpresa quando encontrei a cedula maritima com bastante informacao sobre ele e familia. Aonde tambem constava todos os navios aonde trabalhou, incluindo o ultimo aonde acabou por desaparecer no mar durante uma viagem a pesca do bacalhau. Comecei entao a pesquisar o nome dos navios, "Ana Primeiro" em 1936, "Santa Maria Manuela" em 1947 e finalmente "Maria Carlota" 1938-1941. Todas as minhas pesquisas me levaram a este blog. O meu muito obrigado por manter este blog para pessoas como eu poderem saber algumas informacoes dos nossos antepassados. Vi tambem fotografias dos tres navios, o que foi bastante emocionante para mim, principalmente a foto do navio Maria Carlota, aonde o meu bis-avo acabou por falecer afogado. Gostaria imenso de saber se existe alguma forma de eu obter uma copia dessas fotografias. O meu email e <br />dafoz98@msn.comAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/02234092343643333875noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7323465603082661632.post-17900145000374919252009-01-31T15:42:00.000-08:002009-01-31T15:42:00.000-08:00Nunca julguei encontrar lindas recordações de lind...Nunca julguei encontrar lindas recordações de lindos lugres e navios motores ,que maravilha para os meus olhos ver estas fotografias,estou como os Sres ,eu que conheci bém o José Alberto ,reconheço que éra dos mais belos da frota ,por tudo isto muito obrigado por este lindo blog .Saudações maritimas a todos...Jaime Pontes...J.piãohttps://www.blogger.com/profile/15270885335350679470noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7323465603082661632.post-69015277848969747382009-01-18T17:37:00.000-08:002009-01-18T17:37:00.000-08:00Caros amigos !Grato pelos comentários.Todos temos ...Caros amigos !<BR/>Grato pelos comentários.<BR/>Todos temos certamente opinião em função da beleza, estética e linhas destes antigos navios bacalhoeiros.<BR/>Por isso defendo, através das várias imagens recolhidas do navio, que este "José Alberto" terá sido o navio mais bonito que integrou a frota nacional. Seria hoje e talvez por muitos anos um extraordinário navio escola, para a marinha, para as pescas, para levar gente a conhecer e valorizar o mar. Porque tinha fundo chato, bolinava melhor do que avançava, mas mesmo assim é triste saber que para ser afundado, mesmo depois de destruído pelo fogo, houve que lhe<BR/>abrir um buraco no casco. E mais não disse...<BR/>Os meus cumprimentos, Reimarreimarhttps://www.blogger.com/profile/00373447500328228612noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7323465603082661632.post-22335021228170167322009-01-18T15:46:00.000-08:002009-01-18T15:46:00.000-08:00Pena o José Alberto ter ardido, hoje podia ainda a...Pena o José Alberto ter ardido, hoje podia ainda andar por aí, já que todos os outros lugres com casco em aço sobreviveram.<BR/><BR/> Ricardo MatiasRicardo Matiashttps://www.blogger.com/profile/02038169514167334736noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7323465603082661632.post-14713096057518444402009-01-16T14:09:00.000-08:002009-01-16T14:09:00.000-08:00Admiro a sua criteriosa pesquisa e, a mim, tudo qu...Admiro a sua criteriosa pesquisa e, a mim, tudo quanto é "bacalhoeiro" e ainda mais com imagem, fascina-me.Ana Maria Lopeshttps://www.blogger.com/profile/16546720893771258217noreply@blogger.com