tag:blogger.com,1999:blog-7323465603082661632.post4524913463783414335..comments2024-01-02T13:22:36.421-08:00Comments on navios e navegadores: Encalhe nas Berlengasreimarhttp://www.blogger.com/profile/00373447500328228612noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-7323465603082661632.post-63353174335542765642010-12-14T18:01:01.379-08:002010-12-14T18:01:01.379-08:00Caro amigo,
Fico-lhe muito grato pela informação ...Caro amigo,<br /><br />Fico-lhe muito grato pela informação disponibilizada, que me obrigou a refazer o artigo.<br />Todavia como o texto tem como base uma notícia do jornal da época, opto pela repetição, até porque as diferenças em causa não tem relevo que justifique melhor pesquisa.<br /><br />Cumprimentos,<br />Reinaldo Delgadoreimarhttps://www.blogger.com/profile/00373447500328228612noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7323465603082661632.post-28333027304232734932010-12-13T07:42:16.384-08:002010-12-13T07:42:16.384-08:00Caro Reimar
Gostaria de dar uma achega sobre o na...Caro Reimar<br /><br />Gostaria de dar uma achega sobre o navio Panamiano “Rio Grande”, naufragado a 21-10-47, a norte das Berlengas e mencionado como pertencente à famosa classe “Liberty-ship”.<br /><br />Peço desculpa ao meu amigo, mas não está correcto. Tratava-se de um navio construído em 1921, em Glasgow,com o nome “Remus” para a empresa A/S Baja California (A. O. Lindvig) de Kristiania (Noruega),com um deslocamento bruto da ordem das 5000 toneladas, do tipo “três ilhas”.<br /> <br />Apresento em seguida o seu histórico: <br /><br />1928. Vendido a Den Norske Amerikalinje A/S de Oslo. Rebatizado FOLDENFJORD (Noruega).<br />1929. Vendido a Rederi A/S Oddso (O. Sorensen & Chr. Bolin). Rebatizado BOLIN (Noruega).<br />1935. Vendido a la Compañía Argentina de Navegación Mihánovich Ltda. (Argentina). Rebatizado RIOGRANDE. 1942. Transferido a frota da Companhia Argentina de Navegação Dodero. (Argentina).<br />1947. 8 de Abril. Vendido a Companhía de Navegação Rio Grande S. A. (Panamá). <br />1947. 20 de Outubro. Em viajem de Gdansk, Polonia com carvão para La Spezia, Itália, naufragou nos Farilhões, a norte das Berlengas, motivado por forte cerração. A tripulação de 28 homens foi salva.<br /><br />PS: Já agora o navío mencionado como “Rio Grande”, tratava-se do ex Liberty-ship “B.CHARNEY VLADECK” ,que em 1949 passou a chamar-se também “Rio Grande”, acabou vítima de naufrágio, mas desta feita, cerca de 3 milhas náuticas da ilha de Musha (Golfo de Aden, Norte da Somália) em 27-2-67, quando navegava de Sunderland para Shanghai com um carregamento completo de sucata de ferro.<br /><br /><br /><br />Saudações marinheiras<br />Luis Filipe MorazzoLuis Filipe Morazzohttps://www.blogger.com/profile/07562123876883210100noreply@blogger.com