tag:blogger.com,1999:blog-7323465603082661632.post346607885147907674..comments2024-01-02T13:22:36.421-08:00Comments on navios e navegadores: O erro !...reimarhttp://www.blogger.com/profile/00373447500328228612noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-7323465603082661632.post-70445122559970974952010-09-02T08:50:34.257-07:002010-09-02T08:50:34.257-07:00Caro amigo Reinaldo,
A omissão do cartógrafo hola...Caro amigo Reinaldo,<br /><br />A omissão do cartógrafo holandês em não desenhar a barra do rio Cávado poderá estar associada ao assoreamento da barra de Fão cujo fecho ocorreu por finais do Séc. XV. Nessa época o rio Cávado desaguava em linha recta em Fão, sendo obrigado a mudar o curso para norte rompendo e alargando o canal para escoar e consequentemente dando origem ao desenvolvimento de Esposende e ao decréscimo de importância de Fão.<br />Por outro lado, Esposende jamais passou de um porto de navegação de cabotagem, apesar de no reinado de D. Sebastião que lhe deu o foral de vila em 19 de Agosto de 1572, ter registado "setenta para oitenta navios grandes".<br />O comércio marítimo internacional fazia-se entre os grandes portos, especialmente com o Norte da Europa. Possívelmente o cartógrafo,de origem holandesa, conscientemente terá omitido a barra de Esposende, uma vez que as cartas se destinavam aos navegadores que demandavam os principais portos de comércio marítimo internacional.<br />Esta é a minha conclusão, baseado em dados do Livro "A pilotagem e os pilotos mores da barra de Esposende" de José Felgueiras.marmolhttps://www.blogger.com/profile/09998294390705991765noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7323465603082661632.post-75614020047175180352010-09-01T17:23:58.237-07:002010-09-01T17:23:58.237-07:00Caro amigo,
Afinal a resposta era simples, face à ...Caro amigo,<br />Afinal a resposta era simples, face à completa omissão do rio Cávado e da barra correspondente, que sabemos foi de grande importância durante muitos anos, tendo apenas perdido influência já no século XX, como refere muito a propósito.<br />Porquê a omissão? Talvez (não vamos nunca ter a certeza) devido a mais um dos muitos assoreamentos, com o inevitável fecho da barra, que os marítimos e pescadores de Esposende continuam a reclamar, volvidos todos estes anos.<br />Obrigado amigo Manuel Martins, que com o seu conhecimento possibilitou abrir uma barra, que o cartógrafo Holandês não encontrou.<br />Um grande abraço,<br />Reinaldo Delgadoreimarhttps://www.blogger.com/profile/00373447500328228612noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7323465603082661632.post-46192801710217744412010-09-01T14:16:00.515-07:002010-09-01T14:16:00.515-07:00Caro amigo Reinaldo,
Parabéns pelo precioso achad...Caro amigo Reinaldo, <br />Parabéns pelo precioso achado, nas pesquisas que vai constantemente efectuando para aprofundar o seu conhecimento histórico e o de todos nós que seguimos o seu blog.<br />Relativamente ao "erro", como lhe chama, para mim é óbvio que se trata da barra do rio Cávado, que uns autores dizem ter havido diferendo entre Esposende e Fão, conforme diz o padre António Carvalho da Costa "teve esta vila pleito com Fão sobre os direitos da barra", concluindo: "venceu Fão por mais antigo".<br />José Filgueiras, no livro "A pilotagem e os pilotos mores da barra de Esposende, (onde fui colher esta informação)não concorda com a conclusão do padre António Carvalho Costa, pondo em dúvida se Fão ganhou tal pleito e se porventura o ganhou não teve resultados práticos, isto é, não foi reconhecida como tal ao longo dos séculos.<br />Todos sabemos que Esposende e Fão foram importantes centros de construção naval ao longo dos séculos,pelo menos até fins do primeiro quartel do século XX,até 1924, ano em que se regista a saída do "Esperança 2.º" de 450 tons. no dia 22 de Abril a reboque do "Douro" e o "Patriotismo", construído em Fão por José Dias dos Santos Borda Júnior que permaneceu no rio Cávado por bastante tempo só vindo a sair em Maio de 1925 e por esse motivo não foi incluído no Registo dos Proventos dos Pilotos, conforme descobriu José Filgueiras no Arquivo Geral de Marinha em Lisboa.<br />Para além deste comentário, gostaria de referir que a extensão do mapa vai de Carreço (Carrico) ao Cabo Mondego (monte Mondego).<br />Existe ainda outro pormenor, é a representação gráfica do relevo da costa,na parte superior da carta, com Santa Luzia na barra de Viana e Monte Mondego no extremo sul da carta.<br />Outra representação interessante são as salinas de Aveiro,relevando a importância do sal para os povos da liga hansiática, como era o caso do autor.marmolhttps://www.blogger.com/profile/09998294390705991765noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7323465603082661632.post-79854862843444880092010-09-01T08:14:01.704-07:002010-09-01T08:14:01.704-07:00Caro Carlos Henriques,
Grato por ter tido a corage...Caro Carlos Henriques,<br />Grato por ter tido a coragem de apresentar uma sugestão, para a resolução de uma questão que eu considero extremamente simples.<br />Quanto à sua resposta, porque o cartógrafo é simultaneamente piloto, não seria lógico admitir que ele ignorasse a localização dos pontos cardeais.<br />Mas porque era Holandês, não deu atenção a um importantíssimo centro de construção naval, que existe pelo menos a partir de 1419.<br />Portanto falta um pormenor, de elevada importância, que por tal motivo mereceu do Rei D. Sebastião a Carta Régia de elevação a Vila, a 19 de Agosto de 1572.<br />Resumindo, que local da costa em paralelo com Vila do Conde, eram construídas grandes embarcações, no período pré-quinhentista ?<br />Vou continuar a aguardar por mais sugestões, que agradeço antecipadamente.<br />Para si um grande abraço e obrigado,<br />Reinaldo Delgadoreimarhttps://www.blogger.com/profile/00373447500328228612noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7323465603082661632.post-5150245032058637712010-09-01T01:02:00.782-07:002010-09-01T01:02:00.782-07:00bom dia,
Será a posição na Carta do Norte Geográf...bom dia,<br /><br />Será a posição na Carta do Norte Geográfico o erro que fala?<br /><br />Cumprimentos,<br /><br />Carlos HenriquesCarlos Henriqueshttps://www.blogger.com/profile/03930776737495241386noreply@blogger.com