tag:blogger.com,1999:blog-7323465603082661632.post2254824008795724416..comments2024-01-02T13:22:36.421-08:00Comments on navios e navegadores: A "poça"reimarhttp://www.blogger.com/profile/00373447500328228612noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-7323465603082661632.post-39053998470241699682008-12-02T08:38:00.000-08:002008-12-02T08:38:00.000-08:00Caro ReimarUma correcção ao meu anterior comentári...Caro Reimar<BR/>Uma correcção ao meu anterior comentário.<BR/>Onde se lê MIRA TERRA (2) dever-se-á ler SILVA GOUVEIA (3).<BR/>Desculpa.<BR/>Rui AmaroRui Amarohttps://www.blogger.com/profile/10773818608237113341noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7323465603082661632.post-81020640966483728812008-12-02T08:29:00.000-08:002008-12-02T08:29:00.000-08:00Caro pesquisador Maritimo ReimarDescobres coisas d...Caro pesquisador Maritimo Reimar<BR/>Descobres coisas do "Arco da Velha"!<BR/>Tema e fotos espectaculares! Só há um ligeiro erro. O navio SÃO MIGUEL não era paquete mas vapor de carga, embora tivesse acomodações para alguns poucos passageiros.<BR/>Houve sim, na guerra de 1914/18 um paquete da Insulana com esse nome, que ficou para história do nosso herói Cte Carvalho Araujo.<BR/>Ainda me recordo vagamente do visão real dessa foto, quando ainda com os meus três anos o meu pai me levou a ver a construção da doca nº 1, mal sabia eu, que anos mais tarde a minha actividade profissional iria ser ligada aquela estrutura portuária. Era pequena mas tinha um movimento de navios desusado. O primeiro navio que lá atracou foi o ZÉ MANEL da SG e é curioso que na doca nº 2 foi o MIRA TERRA(2) da mesma companhia.<BR/>O molhe Sul, também estava sempre ocupado, fosse com os petroleiros, fosse com vapores carvoeiros, etc..Anteriormente as operaçoes comerciais eram realixadas na Bacia, com a intervenção de laitas, como se chamavam aqui no Norte às fragatas ou batelões. Os paquetes também operavam na bacia e não eram poucos, mesmo já com a doca pronta os da Chargeurs Reunis/Sud Alantique e da Mala Real Inglesa trabalhavam na Bacia.<BR/>O aparecimento da doca nº 1, só na década de 60 é que começou a roubar navegação caracteristica do rio Douro, e até foi mais devido aos problemas surgidos com a cheia de 1961/62 e em 1972 com o encalhe à entrada da barra do porta-contentores TAMEGA, cujo primeiro terminal de contentores passou do cais de Gaia para o de Leixões, se bem que o cais de Gaia começava a ter o problema dos engarrafamentos de transito nas artérias circundantes.<BR/>O porto do Douro sempre foi esquecido pelo poder politico. Agora que foi concluida uma nova barra mais aceitável, a navegação comercial, que se cinge áquela que vai carregar granitos ao Marco ou a Sardoura. Até as seis escalas semanais dos navios ao serviço da Secil foram para Leixões. Enfim!<BR/>Saudações maritimo-entusiasticas<BR/>Rui Amaro (Navios a Vista).Rui Amarohttps://www.blogger.com/profile/10773818608237113341noreply@blogger.com