tag:blogger.com,1999:blog-7323465603082661632.post2085476911833209374..comments2024-01-02T13:22:36.421-08:00Comments on navios e navegadores: Podia ter sido muito pior...!reimarhttp://www.blogger.com/profile/00373447500328228612noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-7323465603082661632.post-82720194263880151212009-08-31T12:42:40.923-07:002009-08-31T12:42:40.923-07:00Por volta de 1968, o vapor Brasileiro LILY, 108m/3...Por volta de 1968, o vapor Brasileiro LILY, 108m/3.883tb, quando desandava,auxiliado pelos rebocadores VANDOMA e MONTALTO, a fim de atracar à doca nº 2 Sul do porto de Leixões, por qualquer avaria de máquina, ganhou bastante marcha, indo, estrondosamente colidir de proa na muralha, apesar dos esforços dos rebocadores para o evitar, sofrendo danos graves na roda de proa, que o obrigou a permanecer cerca de 10 dias, para reparações e por uma unha negra não embateu num guindaste. Felizmente o cais sofreu apenas estragos de pouca monta. (Ver crónica MESTRE MOURA no Blogue NAVIOS Á VISTA).<br />Também em 1998, o n/m Singapurês ENIF, 157m/11.267tb, quando sem a presença física de piloto da barra, devido à greve daqueles profissionais portuários, demandava a doca nº 2 do porto de Leixões, cuja manobra era orientada pelo mestre de um dos rebocadores, que transmitia ao capitão do navio na ponte, tendo como intérprete um empregado da agência consignatária, foi colidir com o cabeço da daquela doca, sofrendo alguns danos. Por muito conhecimento da área portuária e competência do mestre do rebocador, este não está na ponte de comando do navio para melhor avaliar a situação, como sucede com os pilotos, que na altura da greve foram enxovalhados do pior pelo governo. Mais acidentes não ocorreram, porque os poucos navios movimentados eram conduzidos por capitães já veteranos com grande experiência do porto de Leixões.<br />Saudações marítimo-entusiásticas<br />Rui AmaroRui Amarohttps://www.blogger.com/profile/10773818608237113341noreply@blogger.com