tag:blogger.com,1999:blog-7323465603082661632.post1640935438422801080..comments2024-01-02T13:22:36.421-08:00Comments on navios e navegadores: Pesca do bacalhau - Figueira da Foz - 1921-1930reimarhttp://www.blogger.com/profile/00373447500328228612noreply@blogger.comBlogger8125tag:blogger.com,1999:blog-7323465603082661632.post-31663433080800148722022-07-09T12:35:51.678-07:002022-07-09T12:35:51.678-07:00Bon dia, agraït per aquest excel·lent treball, m&#...Bon dia, agraït per aquest excel·lent treball, m'agradaria preguntar sobre el lugre "Bretanya", ex "Maria Domingas",ex Cabo de Saó Vicente". M'agradaria saber si es conserven plànols de formes, i dissenys d, aquest interessant vaixell. Moltes gràcies Miquelhttps://www.blogger.com/profile/05801247549230350798noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7323465603082661632.post-70464290628938737772012-05-25T11:55:17.481-07:002012-05-25T11:55:17.481-07:00Sr. Fernando Honrado,
No momento em que leio esta ...Sr. Fernando Honrado,<br />No momento em que leio esta sua pergunta, não sei muito bem como lhe responder, no entanto se encontrar alguma informação relativa à pessoa do sr. seu avô, terei seguramente a preocupação de lhe dar conhecimento.<br />Para o efeito p.f. diga-me qual é o seu mail via <br />Cumprimentos,<br />Reinaldo Delgadoreimarhttps://www.blogger.com/profile/00373447500328228612noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7323465603082661632.post-51628875076085169212012-05-24T09:48:06.173-07:002012-05-24T09:48:06.173-07:00Boa tarde,
Sou Neto de Joaquim José Honrado, aqui...Boa tarde,<br /><br />Sou Neto de Joaquim José Honrado, aqui referenciado como construtor do lugre "Santa Luzia" (anteriormente Neptuno). <br /><br />Nasceu cerca de 1870, no Algarve, em Castro Marim. Foi construtor, também, nos Estaleiros da Figueira da Foz (anos 20) e depois técnico civil ao serviço da Marinha de Guerra, nas inspecções de construção naval. <br /><br />Antes de estar instalado em S. Martinho do Porto, onde construiu o "Santa Luzia" e outras unidades, foi construtor no Algarve. <br /><br />Gostaria de ter mais informações sobre Joaquim José Honrado; como poderei obtê-las?<br /><br />Fernando HonradoFernando Honradohttps://www.blogger.com/profile/01036980594119354282noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7323465603082661632.post-32341148436438243862009-01-13T13:45:00.000-08:002009-01-13T13:45:00.000-08:00Caro senhor: Sobre as campanhas do período do Esta...Caro senhor:<BR/> Sobre as campanhas do período do Estado Novo, estou bastante documentado, graças à D. Rosário do MMI, que me apoiou nas buscas, esta senhora foi e é de uma generosidade e de uma dedicação que nunca esquecerei, no apoio aos investigadores.<BR/> Disponho de muita informação, especialmente sobre os navios, as características, alterações e modificações.<BR/> Vou enviar-lhe em separado alguns dados que coligi.<BR/><BR/> Ricardo MatiasRicardo Matiashttps://www.blogger.com/profile/02038169514167334736noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7323465603082661632.post-54239424051810223942009-01-12T14:24:00.000-08:002009-01-12T14:24:00.000-08:00Caro ReimarO lugre/motor JOÃO JOSÉ SEGUNDO, ex JOÃ...Caro Reimar<BR/><BR/>O lugre/motor JOÃO JOSÉ SEGUNDO, ex JOÃO JOSÉ, já com o nome de S. JUDAS TADEU, perdeu-se por água aberta em 13/11/19?? (julgo finais da década de 50), quando em viagem de Benguela e Lobito para Cabinda, transportando duas partidas de sal e peixe seco, ao largo da Ponta da Moita, Sto. António do Zaire. Os seus 10 tripulantes comandados pelo capitão Artur Belo Morais, 70 anos, de Lisboa, salvaram-se na baleeira de bordo, tendo alcançado a remos o porto de Cabinda. O S. Judas Tadeu, que pertencia à Sociedade Naval e Comercial., Lda., Lisboa, tinha estado afecto ao tráfego costeiro de Angola e de Cabinda, de onde seguiria para Lisboa com um carregamento de madeiras.<BR/>Como JOÃO JOSÉ SEGUNDO era um interessante lugre de três mastros pintado de cinzento azulado claro e serviu muitos anos o tráfego costeiro internacional, visitando os portos de Leixões e Porto. Foto talvez na Foto-Mar.<BR/>Saudações marítimo-entusiásticas <BR/>Rui Amaro (Blogue Navios à Vista).Rui Amarohttps://www.blogger.com/profile/16601067907255602671noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7323465603082661632.post-6942103898153282452009-01-12T02:02:00.000-08:002009-01-12T02:02:00.000-08:00Bom dia.Continuarei a seguir atentamente este seu ...Bom dia.<BR/><BR/>Continuarei a seguir atentamente este seu excelente trabalho, ainda mais sobre os navios de Vila do Conde.<BR/><BR/>Atentamente,<BR/>www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.ptfangueiro.antoniohttps://www.blogger.com/profile/16795251275449324760noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7323465603082661632.post-45629843944905889072009-01-11T19:04:00.000-08:002009-01-11T19:04:00.000-08:00Caro amigo e Sr. Matias,Estou a tentar compilar in...Caro amigo e Sr. Matias,<BR/>Estou a tentar compilar informação relativa à frota bacalhoeira desde<BR/>1900, tendo optado iniciar esta pesquisa pelos navios registados na F. da Foz. Na medida do possível, espero conseguir informação que me permita chegar até 1940, ainda que neste período não tenha referenciados os nomes dos respectivos capitães. Espero encontra-los posteriormente no MMI, através das páginas do Ílhavense.<BR/>Relativamente à sua pergunta, julgo saber que os navios fizeram campanhas consecutivas, mas nem sempre consegui a indicação do nome do capitão. Nos lugres a lista está mais ou menos completa, o que não acontece com os Iates, possivelmente por se tratar de navios menores.<BR/>Conheço relativamente bem o espólio do MMI, que através da enorme simpatia da bibliotecária, venho utilizando com regularidade. Sei também que o MMI neste momento não tem condições para fazer o trabalho de pesquisa aqui apresentado. Posso também adiantar que os capítulos seguintes vão cobrir a frota dos portos de Caminha, Esposende, Póvoa de Varzim e Vila do Conde, já que pouco ou nada se fala ou conhece destes navios. Para mais tarde trabalharei sobre a frota de Viana do Castelo, Porto e Aveiro. Com muita pena minha, verei se me é possível debruçar sobre o (1) ou os navios da Nazaré, Algarve e Lisboa.<BR/>Como vê vou estar muito ocupado durante os próximos tempos...<BR/>Cumprimentos e uma boa semana,<BR/>Reimarreimarhttps://www.blogger.com/profile/00373447500328228612noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7323465603082661632.post-37557996633507921502009-01-11T17:44:00.000-08:002009-01-11T17:44:00.000-08:00Caro Senhor: Fico muito surpreendido com estas inf...Caro Senhor:<BR/> Fico muito surpreendido com estas informações sobre a frota bacalhoeira, pois pensava que não existiam e agradeço que a divulge por este meio <BR/> Por outro lado, gostaria de saber se quando indica o capitão e o respectivo ano, isso quer dizer que o navio foi ao bacalhau, nesse ano. Quando não há indicação, o navio não foi ao bacalhau?<BR/> Penso que sabe, que no Museu Marítimo de Ílhavo, existe abundante espólio que permite de forma segura avaliar o desempenho da frota bacalhoeira, desde 1934 a 1976, e com algumas lacunas, o período anterior e posterior.Ricardo Matiashttps://www.blogger.com/profile/02038169514167334736noreply@blogger.com